O Market Share é, basicamente, a porcentagem de relevância de uma empresa se comparada aos concorrentes.
Quer entender mais sobre todos os aspectos levados em consideração no Market Share? Então, continue a leitura e confira os próximos tópicos deste artigo!
O que é Market Share?
O Market Share é, simplificando seu conceito, a análise da participação de empresas no mercado de diversas maneiras.
O principal objetivo dessa análise é conseguir determinar, através de porcentagens, quais são as maiores empresas em um mesmo campo de atuação, assim como sua força e o motivo de serem maiores ou menores que outras.
Por que o Market Share é importante para o meu negócio?
A partir da análise feita, é possível apurar quais empresas se sobressaem às outras, em quais aspectos e por quê.
Confira abaixo algumas das informações importantes que podem ser conseguidas através do Market Share:
- O seu público
Através da participação de mercado, é possível conhecer melhor o público da sua empresa, além do público que ainda pode ser conquistado.
Ter estas informações é muito útil para tomadas de decisão mais bem planejadas quanto ao marketing do seu negócio.
- O volume de vendas da sua empresa
O volume de vendas – ou número de usuários – também pode ser apurado por meio do Market Share, ajudando a avaliar a porção de mercado de outra forma.
- O tamanho da empresa diante dos competidores
Por mais inovadora e diferente que uma empresa seja, é natural que existam concorrentes no ramo.
E, como o Market Share também é um reflexo disso, através dele é mais fácil entender o valor da empresa e sua força no mercado.
Acompanhar a participação de mercado e suas variações é uma das melhores formas de saber se a estratégia de marketing dessas empresas está trazendo o resultado esperado.
Seu aumento ao longo do tempo é um bom sinal e indica que o planejamento feito pela gestão está dando certo. Entretanto, perceber diminuição do Market Share não é um bom sinal, indicando que a empresa precisa agir e tentar sair por cima de seus concorrentes.
Como calcular o Market Share?
Para calcular o Market Share da sua empresa, é possível utilizar alguns métodos diferentes. Conheça três deles:
- Pelo valor de mercado
Este método se baseia em fazer uma comparação entre a sua empresa e as concorrentes, com base em seus valores de mercado. A fórmula do cálculo é a seguinte:
Market Share = seu valor de mercado ÷ valor de mercado total das principais empresas do ramo.
- Público-alvo como base
Para calcular o Market Share desta maneira, é preciso cruzar estudos demográficos e estatísticas (como as do IBGE, por exemplo) com os dados da sua empresa sobre a base de clientes. Veja a fórmula:
Market Share = clientes já conquistados ÷ potenciais clientes na área de atuação.
- Faturamento
Uma maneira mais complicada pois, em alguns casos, pode ser necessário fazer algumas estimativas ou até encomendar estudos para descobrir as informações utilizadas para a seguinte fórmula:
Market Share = Receita da sua empresa ÷ Receita total das mais relevantes empresas do setor.
Você já conhecia esta estratégia?
O Market Share é uma ótima maneira de manter o controle sobre como uma empresa está se saindo no mercado. Ao avaliar seus investimentos em uma empresa ou, até mesmo, ao querer medir o sucesso da sua empresa, faz-se necessário ter os números da sua participação debaixo do braço para acompanhar a real relevância no setor.