Dentro de uma empresa, uma boa gestão de finanças influencia diretamente no desenvolvimento de seus produtos, projetos e, claro, nos seus resultados. Enfim, para que uma instituição seja bem-sucedida, é preciso que ela tenha uma boa administração das finanças.
A administração financeira tem como responsabilidade controlar os recursos, investir em pontos focais de rentabilidade, estudar os melhores meios para aplicar o capital, entre outros.
Para entender melhor o conceito, traremos os 5 principais conceitos dentro da administração financeira de empresas.
O que é Administração financeira?
Entende-se como administração financeira a gerência dos bens de uma organização, a condução dos investimentos de capital e o planejamento dos recursos.
Dessa forma, definimos como uma técnica para controlar com eficácia todos os parâmetros relacionados a finanças de uma determinada empresa.
Considerando análise de investimentos, planejamento financeiro, crédito, controle de estoque, entre outros parâmetros.
Porque ela é tão importante?
O controle de finanças de uma empresa pode elevar seu status, rendimento e lucro, mas também tem o poder (se mal executado) de quebrar uma empresa.
Essa análise é algo que vai além de um gráfico ou de price action, mas cria investimentos mais assertivos.
Levando em consideração que é a partir das finanças que toda estrutura organizacional de uma empresa é formada, podemos notar a importância de uma administração de recursos.
Cada movimentação de capital deve ser muito bem planejada para que não haja desperdícios ou pelo menos os riscos devem ser muito bem calculados.
5 conceitos iniciais para uma boa administração financeira
Para entender de fato na prática o que é a administração financeira dentro de uma empresa, atente-se às 5 boas práticas listadas a seguir:
Controle de estoque
Grandes problemas podem se iniciar ou terminar em uma negligência no setor de estoque.
Por exemplo: se uma empresa de tecnologia brasileira produz celulares, porém, em seus canais de vendas, a empresa anuncia uma quantidade de produto em estoque superior ao que de fato ela tem disponível para venda.
Para além de poder gerar uma experiência desagradável ao consumidor, a empresa pode perder oportunidades de vendas, precisar realizar reembolsos e até correr riscos judiciais com derivados dessa ineficiência em sua cadeia.
Conciliação bancária
Colocada de maneira simples, a conciliação bancária corresponde à comparação entre o que a empresa tem em seu controle interno das suas finanças com o que está em seu extrato bancário.
Ou seja, seu DRE e reservas realmente estão condizentes com a realidade?
Definição de custos e preços
A definição de custos e preços é uma das áreas que deve melhor funcionar dentro de uma empresa, afinal é indispensável que os preços dos produtos sejam justos para quem oferta e quem procura.
Calcula-se o ajuste do preço a partir dos custos, gastos e margem de lucro visada e não deve ser superavaliada ou abaixo do valor a fim de ter uma empresa com produtos bem posicionados no mercado.
Destinação do Lucro Líquido
Trata-se do balanço entre os investimentos, financiamentos e destinação do lucro líquido. Ou seja, o que resta após todos os descontos com gastos de ativos e passivos. Na prática, o lucro líquido é o recurso monetário que circula dentro da empresa, portanto deve ser bem estruturado as áreas que será destinado.
Controle sobre receita e lucro
Por último, controle sobre a receita e o lucro é um conceito fundamental para todo o planejamento, administração e, claro, controle financeiro de uma empresa. São os principais medidores se a empresa está saudável financeiramente ou não.
Acredita-se que com esses conceitos de administração financeira bem estruturados dentro de uma empresa, um empreendedor iniciante terá um ótimo avanço de seu negócio, podendo alavancar seus investimentos e produtos.